PROPOSTA

SÍNTESE DA NOSSA PROPOSTA

Governança compartilhada

Nossa proposta para a gestão da ANPAD no triênio 2021-2023 segue três eixos de ação norteados por um princípio horizontal de governança compartilhada, por meio de uma gestão que primará pela agilidade, inclusão e transparência. Para tal, nos comprometemos a:

  • Submeter nosso plano de gestão a consulta dos associados, acordando uma agenda de prioridades;

  • Elaborar relatórios de gestão anuais (parciais nos dois primeiros anos).

Serão mantidas e consolidadas, sobretudo, boas práticas de governança de gestões anteriores da ANPAD.

OS EIXOS DE AÇÃO

Inteligência de campo

A ANPAD pode consolidar bases de dados e fomentar informações que auxiliem os programas associados em seus processos de gestão e permitam, em médio e longo prazos, a consolidação e o olhar estratégico dos cursos de pós-graduação.

Ações

  1. Acompanhamento de egressos. Pesquisa anual, disponibilizada para associados, sobre a movimentação dos egressos dos programas associados, com identificação de tendências de ocupação profissional e valorização das competências adquiridas;

  2. Diagnóstico no macroambiente organizacional. Pesquisa com empresas, organizações públicas e do terceiro setor, disponibilizada para associados, sobre as expectativas e o nível de conhecimento destas entidades acerca dos egressos e projetos dos programas da área, especialmente os profissionais;

  3. Referência de talentos. As informações sobre egressos podem ser adotadas como referência na oferta de talentos com nível de mestrado e doutorado para vagas na academia (nacional e internacional), indústrias, laboratórios de tecnologia e organizações de diversos setores, valorizando especialmente os programas profissionais como promotores de carreira;

  4. Potencialidades da Base Spell. Ampliação da capacidade da base Spell na geração de inteligência e conhecimento, por relatórios individualizados enviados aos periódicos brasileiros em Administração, Contabilidade e Turismo, visando ao fortalecimento das revistas nacionais.

Opine e dê sugestões de novas ações: cienciaemacao.anpad@gmail.com

Relevância e contribuição social

A ANPAD irá priorizar um conjunto de ações que leve à aproximação entre o campo de Administração e a sociedade, ampliando a relevância dos programas e dos pesquisadores associados.

Ações

  1. Portfólio de testes ANPAD. O teste ANPAD, já reconhecido e valorizado nacionalmente, teria múltiplas versões: para programas acadêmicos e profissionais separadamente; para cursos de especialização; e para setores específicos sob demanda. Além disso, essas versões poderão adaptar-se ao perfil de competências mais adequado a esses contextos. Por fim, buscaremos viabilizar o teste ANPAD de forma online para aumentar seu alcance e frequência;

  2. Temas transversais em eventos e estudos. Propomos que a ANPAD promova grandes temas prioritários, definidos com a participação de pesquisadores da área, para promover debates interdisciplinares, visando aproximar os programas e promover estudos em torno de interesses comuns. Tais temas balizarão os EnANPADs e demais iniciativas da associação;

  3. Autonomia dos eventos divisionais em parceria com as associações. Como forma de estimular a consolidação das divisões e de associações de área, vamos estimular essas duas instâncias a assumirem conjuntamente a organização e promoção dos eventos divisionais, implantando características próprias da identidade de cada divisão;

  4. Conexão ANPAD-sociedade. Trabalharemos para aproximar o campo dos policy makers, executivos e líderes de organizações sociais, conectando nossos programas e pesquisadores às principais arenas de decisão na sociedade. Exemplo dessa ação é o lançamento de um espaço dedicado em um portal de ampla visibilidade nacional, para publicação frequente de artigos de opinião da comunidade acadêmica.

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Representação e indução de avanços da área

A ANPAD procurará induzir mudanças de longo prazo no campo, apoiando o reposicionamento estratégico dos programas e atuando na defesa dos interesses da área com os reguladores e financiadores.

Ações

  1. Defesa dos interesses da área. A ANPAD deve ter força para articular os interesses de toda a comunidade do campo da Administração com os reguladores e financiadores, usando as informações geradas de forma sistemática nos debates de melhoria da qualidade regulatória. Como primeiro passo, criaremos um Grupo de Trabalho Emergencial Pós-Pandemia, para propor ações concretas de superação dos desafios impostos e consolidação de parcerias entre programas;

  2. Reposicionamento de vocação. Reconhecemos que a autoavaliação de programas é um importante caminho para a valorização da diversidade. A autoavaliação, a exemplo do que é feito pelas acreditadoras internacionais, ajuda a identificar e estimular programas a se posicionarem. Com diagnósticos mais precisos do campo e maior conhecimento das demandas sociais, poderemos promover discussões aprofundadas respeitando as singularidades da área. Dessa forma, os programas podem reposicionar-se estrategicamente, redimensionando agendas de pesquisa, produções tecnológicas e talentos formados;

  3. Desenvolvimento de potencialidades. Buscamos o desenvolvimento dos discentes e docentes como pesquisadores, professores e agentes de alto potencial de impacto na comunidade externa à universidade. Para tal, lançaremos editais para pesquisadores e discentes, premiando projetos de relevância social. Esses editais estarão alinhados aos temas transversais definidos pela ANPAD e serão viabilizados com parte da arrecadação advinda das novas versões do teste ANPAD.

  4. Parcerias com outras associações científicas. Retomar a consolidação de parcerias e atuação em rede com entidades associativas científicas nacionais e internacionais, que podem contribuir para fortalecer a representação e o avanço da área.

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