QUEM SOMOS

Somos um grupo de docentes pesquisadores que acredita na força do conhecimento científico como meio de transformação social. Nossa crença é de que esta transformação ocorra pela ação coletiva.

Orientados por estas premissas que mobilizam nossa chapa para se candidatar à gestão da ANPAD, propomos um plano baseado em três eixos de ação:

Esses eixos buscam consolidar o apoio da Associação aos programas e pesquisadores do campo de pós-graduação e pesquisa em administração e resgatar seu papel como instância política. Complementarmente, os eixos são permeados pelo princípio transversal de uma governança compartilhada, defendendo uma ANPAD ágil, inclusiva e transparente.

O plano de ação sustenta-se na experiência acadêmica e política dos membros da chapa, em nossa trajetória na pesquisa, no ensino na pós-graduação, na gestão de programas acadêmicos e profissionais, na editoria de revistas acadêmicas, na participação em associações da área, e no envolvimento em redes profissionais nacionais e internacionais. Além disso, os membros retratam a diversidade dos programas brasileiros, as distintas regiões do país, as modalidades acadêmicas e profissionais, a classificação Capes e o mix institucional público e privado.

Esses aspectos podem ser observados, a seguir, na descrição do perfil de cada candidato:

Alketa Peci

Candidata a Diretora-Presidente

  • alketa.peci@fgv.br

Professora Associada da FGV EBAPE e Editora-Chefe da Revista de Administração Pública (RAP). Doutora em Administração pela EBAPE/FGV. Professora visitante sênior com bolsa Capes na London School of Economics and Political Science London School of Economics and Political Science (LSE). Professora Visitante do Instituto Universitário de Lisboa, Portugal. Foi pesquisadora visitante da George Washington University, EUA. Foi coordenadora acadêmica do curso de Mestrado Profissional em Administração Pública da EBAPE/FGV e do Mestrado Acadêmico em Administração Pública da FGV EBAPE. Pesquisa na área de Administração Pública e Teoria Organizacional. Foi coordenadora de área Administração Pública da ANPAD, e membro da Divisão Científica da APB/ANPAD. Membro do International Commission on Accreditation of Public Administration (ICAPA) steering committee. Foi Vice-Presidente do Fórum Nacional dos Mestrados Profissionais - FOPROF. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Claudia Bitencourt

Candidata a Diretora Científica

  • claudiacb@unisinos.br

Professora Titular e pesquisadora do PPGAdm Unisinos. Decana da Escola de Gestão e Negócios. Doutora em Administração pelo PPGA/UFRGS. Fulbright scholar na Thunderbird School of Global Management. Foi professora visitante das seguintes Instituições: TU Dortmund, University of Stavanger, University of Texas Pan American, Universidade Técnica de Lisboa, The University of Queensland. Foi coordenadora do PPGAdm Unisinos. Pesquisa nas áreas de Estratégia e Inovação e Empreendedorismo. Embaixadora da Divisão de Recursos Humanos do Academy of Management. É membro dos Conselhos Internacionais: Association to Advance Collegiate Schools of Business Latin America and Caribbean (AACSB/LATAM) e International Association of Jesuit Business Schools (IAJBS). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

André Carlos Busanelli de Aquino

Candidato a Diretor Administrativo-Financeiro

  • aaquino@usp.br

Professor Titular da Universidade de São Paulo (USP) e pesquisador associado ao Instituto de Estudos Avançados (IEA/USP). Doutor em Controladoria e Contabilidade pela USP. Fez pós-doutorado na Universidade de Paris I, Panthéon-Sorbonne, e é Visiting Researcher na School of Government and Society da University of Birmingham/UK. Coordenou o programa de Pós-Graduação e a implantação do curso de doutorado em Controladoria e Contabilidade na FEARP/USP. Pesquisa em contabilidade pública, gestão financeira de governos e controle. Foi Editor-Chefe da Revista de Contabilidade e Organizações (RCO), é membro do conselho editorial do Journal of Public Budgeting, Accounting & Financial Management (Emerald) e da Local Government Studies (Taylor & Francis). Atuou como consultor na Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN)-Capes em 2019. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Rafael Barreiros Porto

Candidato a Diretor de Comunicação e Publicações

  • rafaelporto@unb.br

Professor Associado no Programa de Pós-Graduação em Administração da UnB (PPGA/UnB) e Editor-Chefe da Revista Contabilidade, Gestão e Governança. Doutor em Ciências do Comportamento pela Universidade de Brasília. Foi professor visitante em Marketing pela Cardiff Business School/UK. É o atual coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração na UnB e foi membro de comitê de avaliação de Programas de Pós-Graduação em Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo, Qualis Periódico e Qualis Livro da Capes. Pesquisa na área de Marketing e Estratégia Empresarial. Atualmente, é líder de tema em Marketing na ANPAD. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

André Luiz Maranhão de Souza-Leão

Candidato a Diretor de Ensino de Pós-Graduação

  • andre.sleao@ufpe.br

Professor Associado do Departamento de Ciências Administrativas (DCA) e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPAD) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Doutor em Administração pelo PROPAD/UFPE. Coordenador do PROPAD/UFPE e vice-chefe do DCA/UFPE. Participa como membro de corpo editorial ou avaliador de periódicos nacionais e internacionais. Tem participação em diversas comissões da Capes. Foi líder de temas nas áreas de Marketing e de Ensino e Pesquisa da ANPAD. Tem coordenado diversos projetos de pesquisa patrocinados por agências de fomento. Pesquisa nas áreas de Marketing e Metodologia de Pesquisa. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.